domingo, 11 de novembro de 2012

Castravelli






Versatilidade é a principal característica da cera de abelha, produto que sob a criatividade humana tem tido muitas aplicações, além daquelas que servem às próprias abelhas, que produzem a cera em oito glândulas cerigeas situadas no abdome do inseto. A cera é maleável e hidrófoba sendo assim boa matéria prima para modelagem.
A cera é tudo quanto abelhas possuem para construir sua habitação. Uma película em um labirinto de polígonos, estruturados de maneira complexa, veste o tesouro das abelhas. Nesse momento o leitor antecipa o escritor e considera o mel como o tesouro das abelhas; Será que não é obvio demais? Advirto o caro leitor que já machuquei algumas vezes minha vaidade por acreditar que o que viria em seguida era o obvio. Pois sigamos.
Os romanos construíram o maior de todos os impérios, implacáveis e eficientes perduraram como potencia por séculos, a violência com que tratavam seus inimigos é até hoje motivo de surpresa e revolta divertiam-se em sanguinários espetáculos onde as vitimas perdiam a dignidade antes de terem suas vidas destruídas, no entanto foram muitas vezes derrotados e humilhados, estiveram próximos do aniquilamento ao menos uma vez, após a batalha do lago trasimeno quando quinze mil soldados romanos foram mortos em solo italiano pelo mais competente de todos os estrategistas; Aníbal.
Ficou Roma a mercê de seu inimigo, e preparou- se para uma guerra de sítio, a republica mudou suas leis e elegeu, vejam só, um ditador. Fábio Maximus, (O protetor).
Castra eram edifícios ou áreas de terreno, reservadas para serem utilizadas pelas legiões romanas como alojamento; Quando fortificado o castrum, singular de castra era construído com pedras por razões obvias. Quando em deslocamento, as legiões aquartelavam- se em terrenos defensáveis mas ao relento, e usavam véus (veli) em tecido que separavam o castrum de cada legião; Era um labirinto de polígonos de estrutura complexa que protegia o tesouro romano.
O leitor atento já percebeu a idéia, e pergunta; Mas qual é o tesouro que abelhas e romanos guardam?
Aníbal não ousou um ataque direto a Roma, mesmo ciente de estar conduzindo um exército vitorioso.
Fábio foi o homem certo no lugar certo no momento certo, as decisões que tomadas por ele foram, em sua maioria, acertadas. Muitos eventos se seguiram até que Aníbal se retirasse da península itálica, mas Fábio Maximus contou principalmente com a riqueza maior de Roma.
Se uma raposa experiente fareja no bosque uma colméia não sentira somente o apetitoso odor do mel, mas também respeito por alguns milhares de ferroes organizados, determinados e destemidos, e aqui revelamos o tesouro oculto; Respeito.
Pondero então 2200 anos depois sobre o que esperava um general romano de um de seus legionários e ouso uma inferência: resistência ao adverso, tolerância à incerteza e permanente disposição para agir.
Quando alguém ao longe observava o exercito romano acampado, nada mais via do que os véus do castra, o “Castra velli” e com certeza era afetado, por grande atenção, profunda deferência, consideração, reverência, obediência, acatamento. Eis ai a riqueza e o tesouro de Roma; Respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário